Carolê Marques realiza oficina e intervenção artística no Casa d'Arte em agosto

A artista visual demonstrará seu trabalho "Rendas por aí", além de oferecer a oficina "O Brasil por mim"


O CASA D’ARTE CENTRO DE CULTURA recebe, neste sábado, a artista visual e designer Carolê Marques, como mais uma programação em comemoração aos 5 anos do Casa d’Arte. Na ocasião, a artista ministrará a oficina “O Brasil por mim”, que propõe transformar as narrativas e a identidade brasileira em pintura. Além disso, realizará a intervenção artística “Rendas por aí”, que enaltece o fazer com as mãos feminino através de grafismos das rendas brasileiras.


Sobre a Oficina


Foto: reprodução


No dia 17/08, às 14h, a artista apresentará oficina "O Brasil por mim" que tem como ensejo transformar nossas narrativas e nossa identidade brasileira em pintura. Com duração de três horas e meia, a oficina possui 10 vagas (30% para moradores de Raposa) e as inscrições podem ser feitas por formulário, disponível online (aqui). A seleção acontecerá por curadoria do evento.


A ideia da oficina é fazer juntos um mergulho num Brasil que mora dentro da gente, transportando-os para momentos de afeto. Gosto, cheiro, sensação, sons, emoções... Segundo a artista, "é do fundo das nossas próprias histórias que vamos encontrar as respostas e nossos desenhos. Qual era o cheiro que te lembra infância? Quais as comidas que mais gostava? Quem era seu mestre? Essas e outras reflexões vão te levar a um Brasil íntimo, revelador e bastante inspirador." Nesse processo, haverá quatro etapas, que vão desde a escuta de narrativas e contação de histórias ao processo criativo de escolha de memórias e pintura.


Faça sua inscrição no link: https://forms.gle/3umhd1dxtV7rTsWg6



Paredes Rendadas


Intervenção da artista em ITAPARICA - PE


Além da oficina, Carolê Marques fará a intervenção artística “Rendas por aí” nos muros do centro cultural, em três dias de processo. Através dos grafismos das rendas brasileiras, a artista faz um resgate da sua própria história, já que suas avós teciam fios. Dessa forma, busca enaltecer o feminino, valorizando a personagem da rendeira, tão presente na cidade em que o Casa d’Arte está localizado, Raposa.



Sobre a Artista


Carolê Marques é designer e artista visual e se define como ouvinte atenta de histórias. Trabalha com estamparia há 10 anos, sempre buscando referências no cotidiano. Sua arte enaltece um Brasil criativo e feminino, através, por exemplo, das mulheres rendeiras. Elas que trabalham com uma disciplina tão grande, e, ao mesmo tempo, chegam a um resultado tão delicado que é a renda. Nesse sentido, acredita que todas as mulheres trazem uma rendeira dentro de si.




Sobre o Casa d'Arte


O Centro Cultural localizado no município de Raposa é idealizado por artistas para inspirar, criar, expor, registrar e difundir a cultura em todas as suas manifestações. Constroi um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica. Em 2019, completa 5 anos de existência e realiza uma programação diversa de comemoração, que já contou com artistas nacionais e internacionais, grupos tradicionais, exposições, vivências e lançamentos!





Serviço

Quando? Sábado, 17/08, de 14h às 17:30 (oficina)

Quanto? R$ 20,00 (taxa de custos) + contribuição voluntária

Onde? Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA (Rua em frente à clínica Ruy Palhano).

33 visualizações
  • @casadartecult
  • @casadartecult
  • IMA - Instituto Maranhão Sustentável

Rua do Farol, Nº 9 - Alto do Farol

Estrada de Raposa, MA 65.138-000

casadarte1@gmail.com

(98) 99974-9366 | (98) 99615-9366