top of page

Casa d'Arte homenageia os povos indígenas através do evento (R)existência neste domingo (17)

Evento contará com abertura da exposição "Crianças Tentehar", show com cantora Djuena Tikuna, roda de conversa com povo Tremembé e artesanato do povo Tikuna.


Foto: Taciano Brito

No próximo domingo, 17 de fevereiro, o Quintal cultural, do Casa d’Arte Centro de Cultura, homenageia os povos indígenas através do evento (R)EXISTÊNCIA, com a abertura da exposição CRIANÇAS TENTEHAR, do fotógrafo TACIANO BRITO, show musical com a cantora DJUENA TIKUNA, roda de conversa com o Povo TREMEMBÉ, lançamento, a público, do Trailer do filme Iwazayzar - Guardiões da natureza, e venda de artesanatos TIKUNA.

A EXPOSIÇÃO Na exposição “Crianças Tentehar”, o artista Taciano Brito, se utiliza da técnica Portrait, para mostrar a sua admiração e carinho pelos povos originários, trazendo com sensibilidade, recortes da sua passagem pela ancestral Festa do Mel, em agosto de 2017, onde dava início a jornada do seu longa-metragem: Iwazayzar – Guardiões da Natureza.Tarde

RODA DE CONVERSA Bate-papo com o Povo Tremembé, sobre suas experiências de resistência nos municípios de Raposa e São José de Ribamar; suas histórias e seus costumes.


Djuena Tikuna

SHOW MUSICAL AO PÔR DO SOL A Cantora do povo Tikuna, Djuena é uma artista da Amazônia, da região do Alto Solimões. Filha de Nutchametükü e Tochimaüna. Nasceu em Umariaçu, onde o rio “banzeira as fronteiras” do Brasil, Peru e Colômbia. Djuena “a onça que pula no rio” canta a cultura do seu povo, mantendo viva a sua história. O álbum Tchautchiüãne, primeiro disco de Djuena, foi indicado ao Indigenous Music Awards, a maior premiação mundial da Música Indígena, que acontece em Winnipeg, no Canadá. Djuena Tikuna encanta quando provoca o público a entrar em contato com sua ancestralidade, participando assim, de um ritual de celebração, como uma revoada de pássaros multicoloridos, entoando canções de resistência e liberdade.





Programação:

16h – Abertura da Exposição fotográfica CRIANÇAS TENTEHAR de TACIANO BRITO

17h – Roda de conversa com o Povo TREMEMBÉ

18h – Show musical com a cantora DJUENA TIKUNA


Domingo, 17 de fevereiro, a partir das 16h. A entrada é gratuita. Cachê colaborativo p/ o show musical (contribua com o que quiser ou puder). Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA (Rua em frente à clínica Ruy Palhano). Informações: www.casadarte.art.br/blog (98) 99974-9366 / (98) 98160-9188

20 visualizações0 comentário
bottom of page